Bicentenário da Independência foi tema de “aulão” organizado pela equipe de História

Premissa maior da atividade, que ocorre bimestralmente,
foi reunir disciplinas e criar um diálogo positivo entre elas

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, a equipe de História do Colégio Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), realizou um “aulão” interdisciplinar para seus alunos. O objetivo foi expor aos estudantes documentos e análises da época, a fim de que eles pudessem refletir sobre a formação do Estado brasileiro. Os professores responsáveis foram o historiador e mestre em Educação Willian Klaiton Costa, o historiador e doutor em Educação Vitor Santos e o mestre em Educação e diretor da unidade, Tadeu Lopes.

Os documentos que os alunos tiveram contato foram reproduções de notícias de jornal atual discutindo a participação de Maria Leopoldina, do quadro do pintor Pedro Américo e do debate sobre a construção da independência, artigo sobre a Independência da Bahia, com a bandeira e o hino produzidos à época, textos sobre a Proclamação de 1º de agosto de 1822, quando D. Pedro I decretou as tropas portuguesas inimigas, e charge contemporânea acerca da participação popular no processo.

Diálogo entre disciplinas

De acordo com Klayton, a ideia de fazer o “aulão” surgiu no início do ano e com outros educadores. “Inicialmente, era uma proposta de Ciências Humanas, mas com reuniões e conversas conseguimos estender e integrar o tema com amplo diálogo de outras áreas do conhecimento”, explicou. A atividade aconteceu no dia 9 deste mês.

“A premissa maior da atividade, que ocorre bimestralmente, foi reunir a grande maioria das disciplinas possíveis e criar um diálogo positivo entre elas. Colocar, não só as teorias em destaque no momento, mas, também, os conhecimentos práticos em cima daquilo que é trabalhado em sala de aula”, salientou o educador. O “aulão” foi destinado às turmas do Ensino Médio do Colégio Moura Lacerda, que está situado à rua Padre Euclides, 995, nos Campos Elíseos.

Fonte:
MDOV Comunicação e Marketing Digital
Atendimentos: Débora Meira (34) 9-9887-2365 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao4@milagredoverbo.com.br   e   fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br    |    Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo    |    Instagram: @milagredoverbo